UNIVERSIDADE DE COIMBRA BIBLIOTECA JOANINA

My Image

VISITA VIRTUAL 360º


Biblioteca Joanina

BIBLIOTECA JOANINA

Obra de artistas portugueses, o edificio foi começado a construir, por ordem do Rei D.João V, na primeira metade do seculo XVIII [entre 1716 e 1724) (autor do projecto é desconhecido). No exterior salienta-se o portal nobre, de estilo barroco, encimado por um grande escudo nacional do tempo daquele monarca.
O andar principal é constituído por trés amplas salas, ricamente decoradas com talha lacada a verde, vermelho e dourado, que comunicam entre si por arcos estruturalmente idénticos ao portal que na sua parte superior ostentam insígnias das antigas Faculdades.
A sua pintura e douramento, com motivos chineses, foi executada pelo artista Manuel da Silva.Os tectos são obra dos pintores António Simões Ribeiro e Vicente Nunes. A sua estrutura é muito semelhante alternando formas arquitectónicas de ilusão com motivos alusivos às Artes e Ciências professadas na Universidade tendo cada um, no centro, uma figura feminina simbolizando a Sapiência Divina. Na parede do topo do edificio, e em posição de destaque, pode ver-se uma grande tela, belamente dourada, de autor desconhecido, executada cerca de 1730 e representando D.João V. Actualmente biblioteca-museu, alberga um riquíssimo conjunto bibliográfico que vai do séc. XVI até ao final do sec. XVIII, com um total superior a 300 mil volumes que podem ser consultados por investigadores.