SÉ VELHA

Virtual Tour


VISITA VIRTUAL 360º


NAVEGAÇÃO USANDO AS IMAGENS COM LINKS

Desktop computer - Clicar na bolinha vermelha para aceder a esse panotour ; ao passar por cima da bolinha vermelha, já viu o nome desse panorama, só precisa clicar para aceder a esse panotour.

Tablet - Clique na bolinha vermelha para ver o titulo. Clique de novo na bolinha vermelha para escolher e ver esse panotour

A Sé Velha de Coimbra edificada no séc XII (1140-1184), durante o reinado de D.Afonso Henriques e devido a D.Miguel Salomão, bispo de Coimbra. Foi construida em cima de outro templo. Neste local existiu, pelo menos desde o séc. IX, um outro templo com invocação a Mariae Virginis. Definitivamente conquistada aos mulçumanos, a 9 de julho de 1064 por intermédio de Fernando Magno (Rei de Castela e Leão) e Sizenando Davides, moçarabe natural da região de Tentúgal, e seu primeiro Governador. O templo dedicado a Santa Maria de Coimbra foi destruído em 1117 devido a um ataque muçulmano. Conservando-se a pedra fundacional da anterior construção que passou a figurar na nave central da Sé-Velha de Coimbra. A sua construção deve ser entendida dentro de uma estratégia mais ampla de afirmação da autonomia e da independência nacional. Coimbra, cidade real por excelência no séc XII, via-se assim dotada de uma catedral digníssima, que honrava não só a cidade como também a primeira geração de portugueses que então se afirmava.

Fachada

Pela qualidade arquitectonica, e pelo estado de conservação (chegou quase intacto até aos dias de hoje), é o edificio mais representativo do românico em Portugal. A fachada tem três volumes salientes, dos quais o mais volumoso é o do portal axial. Este Portal axial tem nos seus fustes uma decoração com influência islamica (textura, rendilhado). Esta fachada é rematada pelas ameias que reforçam o sentido de fortaleza.Nas fachadas observamos algumas pedras com as marcas dos pedreiros que as trabalharam, e é interessante que uma delas lá no alto se encontra uma contendo uma inscrição árabe, mostrando a integração pacífica de mão-de-obra muçulmana no séc. XII.


VIDEO